Representando a FNA, SASC participa do CBA Sul em Florianópolis

25/10/2024 | destaque, geral, Publicações

O Congresso Brasileiro de Arquitetos – Região Sul (CBA Sul), aconteceu de 21 a 23 de outubro, na Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul) em Florianópolis. O presidente do Sindicato dos Arquitetos no Estado de Santa Catarina (SASC), Flávio Alípio, representou a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) no evento.

“Iniciativas regionais como esta são importantes para a construção das bases que estruturarão o Congresso Nacional e depois o Congresso Internacional da entidade. A partir dos três eixos do Congresso que abrangem as saídas para emergência climática, arquiteturas populares e  patrimônio, destacamos que é fundamental o direcionamento das ações para atender o conjunto da sociedade, principalmente, servindo a parcela socioeconomicamente mais vulnerável, promovendo a sustentabilidade dos profissionais e a solidariedade entre a classe trabalhadora”, afirma Alípio.

Além do presidente sindical, estavam presentes diretores, diretoras, conselheiros e conselheiras do SASC Gabriela Fernanda Grisa, Maria da Graça Agostinho, Mariana Campos de Andrade, Fárida Mirany de Mira, Maria Inês Sugai e Matheus Pedron Jasper.

O evento consistiu na conferência de abertura “Arquitetura e Urbanismo na Era Digital: Desafios e Oportunidades nas Transversalidades Contemporâneas”, com a reflexão sobre a atuação profissional e movimentos de transformação social com impactos nos espaços urbanos, ao longo das últimas décadas.

Na solenidade de abertura, representantes do IAB da Direção Nacional e dos Departamentos Estaduais da Região Sul, além de representantes das entidades apoiadoras do Congresso, fizeram discursos, entre os quais a Federação e o Sindicato foram citados em discurso de abertura, fazendo referência à importância ao trabalho dos e das profissionais, seu papel social, além da importância da participação nas entidades de Arquitetura e Urbanismo e na sua articulação.

Com tema “Lançar mundos no mundo: processos de construção social”, o CBA Sul buscou a reaproximação da construção de espaços e de novos horizontes de sociedade, sendo uma oportunidade de profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo e áreas afins compartilharem o conhecimento e contribuírem para o avanço da arquitetura e urbanismo no país, com atuação junto dos povos e territórios onde hoje a arquitetura e urbanismo não chegam e repensando a relação cidade-natureza.

Mais informações sobre o evento: iab.org.br/cba-sul

Fotos: Flávio Alípio