Jovens Arquitetos

MANUAL DE DEFESA PESSOAL DO JOVEM ARQUITETO E URBANISTA
Segundo censo realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU Brasil) em 2012, a má remuneração está entre os principais obstáculos para o exercício da profissão de Arquitetura e Urbanismo. Esse dado reflete uma realidade identificada pelo SASC de precarização do trabalho e a utilização de meios ilegais para contratação de arquitetos e urbanistas por empresas do ramo. 
O levantamento indica, ainda, que a maioria dos Arquitetos e Urbanistas brasileiros são trabalhadores assalariados. 
Atento à essa realidade, o SASC em parceria com o Sindicato dos Arquitetos no Rio Grande do Sul (SAERGS) lançam uma campanha de esclarecimento aos profissionais catarinenses – principalmente aos jovens arquitetos e urbanistas. 
A campanha chamada “Manual de Defesa Pessoal do Jovem Arquiteto e Urbanista” foi feita em parceria pelo SAERGS com o Diretório Acadêmico da Faculdade de Arquitetura da UFRGS (DAFA).

Faça o download do Manual


CONTRATE UM ARQUITETO E URBANISTA

Contribua para a valorização da profissão perante a sociedade:
conscientize o contratante de seus serviços sobre as atribuições do arquiteto e urbanista.

A cartilha Contrate um Arquiteto e Urbanista, aqui divulgada pelo SASC, aborda a importância da contratação do profissional com formação específica em Arquitetura e Urbanismo.
Ela é uma iniciativa do Sindicato dos Arquitetos no Rio Grande do Sul (SAERGS) e inspirada na cartilha Trabalhar com um arquitecto, da Ordem dos Arquitetos de Portugal.

Faça o download do Cartilha

 

CONHEÇA TAMBÉM A FENEA:
A FeNEA é uma entidade pública sem fins lucrativos, sem filiação partidária, livre e independente de órgãos públicos e privados, que hoje congrega mais de 80.000 estudantes de graduação em Arquitetura e Urbanismo, de mais de 305 instituições de ensino superior, e os representa perante órgãos governamentais e entidades de área. Tem como objetivo representar os interesses dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo e lutar por um ensino de qualidade, através de uma discussão participativa e democrática, além de congregar e ampliar a participação dos estudantes enquanto cidadãos e futuros profissionais, na busca de uma formação criativa, inovadora, solidária, coletiva, humana e comprometida com questões político-sociais.

Acompanhe a entidade aqui.