O primeiro Encontro Regional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ERSA) acontecerá nos dias 8 e 9 de abril, de forma híbrida, na cidade de Porto Alegre (RS). O evento, promovido pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), reúne o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande do Sul (SAERGS), o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina (SASC) e o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Paraná (Sindarq-PR). A programação é aberta a dirigentes, ex-dirigentes e associados e é possível realizar as inscrições através deste link. O objetivo é trazer as experiências das antigas e atuais gestões e discutir processos administrativos, jurídicos e o fluxo operacional pelo fortalecimento do movimento sindical.
De acordo com o vice-presidente da FNA, Ormy Hütner Jr., a oportunidade de reunir arquitetos e arquitetas, que atuam ou atuaram no movimento sindical, e trazer as pautas locais também tem como objetivo discutir o futuro dos sindicatos. “A partir da vivência dos diretores e diretoras, principalmente pelo contato direto com os profissionais de arquitetura, poderemos repensar o trabalho sindical. A Federação vai dar toda a base técnica para que a atuação seja ainda mais eficaz e continuada”, afirma. Os próximos ERSAS acontecerão em São Paulo (SP), nos dias 28 e 29 de maio, em Recife (PE), nos dias 27 e 28 de agosto, em Belém (PA) nos dias 24 e 25 de setembro e em Brasília (DF), nos dias 17 e 18 de novembro.
Confira a programação completa do Encontro em Porto Alegre:
8 de abril, das 17h às 21h
MÓDULO 1: Racionalização e Unificação de Estruturas do Movimento X Nova Realidade no Mundo do Trabalho
O primeiro encontro da série de oficinas sobre os processos técnicos envolvendo o administrativo, jurídico e os desafios do movimento sindical, vai reunir dirigentes para discussão e debate de conteúdo, elencando as prioridades das entidades e os assuntos de maior interesse e necessidade. A partir de um resgate histórico e das projeções para o mundo do trabalho, os profissionais terão um encontro para debater as gestões e se aprofundar nas questões eleitorais, sucessões de diretorias e o fluxo operacional, visando assim, dar continuidade e suporte ao trabalho sindical.
15 min: Abertura realizada pela FNA e acolhida dos participantes
25 min: Apresentação da proposta de conteúdo
30 min: Resgate histórico sobre o trabalho sindical
30 min: Debate sobre a expectativa em relação ao mundo do trabalho
90 min: Estruturação dos módulos e conteúdos do curso a partir da apresentação das atuais gestões das entidades
30 min: Avaliação e encerramento
Palestrantes: Cicero Alvarez, Bruno Euphrasio de Mello e Valtuir Silveira (Consultoria VSS)
9 de abril, das 8h às 12h
MÓDULO 2: Oficina Trabalhadores Articulados em Benefício da Arquitetura (T.A.B.A.)
O Escritório AH! Arquitetura Humana realizará uma oficina sobre as relações de trabalho possíveis no atual contexto social e econômico do país. A conversa integra a Etapa 3 do Projeto T.A.B.A., que prevê também a elaboração de uma Cartilha com conteúdos trabalhistas, contábeis e que visam instrumentalizar arquitetos(as) e urbanistas para uma atuação profissional digna diante dos desafios postos pelas novas relações trabalhistas.
Palestrantes: Karla Moroso e Taiane Beduschi
9 de abril, das 14h às 18h
MÓDULO 3: Mesa de Debates – Experiências Sindicais e Projetos Políticos para 2022
A Mesa final, que reunirá os sindicatos da Região Sul do Brasil, abordará estratégias para aumentar o número de profissionais sindicalizados e os projetos políticos dos sindicatos baseado na experiência das últimas gestões. O encontro é fechado e exclusivo para os membros que compõe as atuais diretorias.